Educação Especial

Este espaço é destinado a todas as pessoas que creem que, independente da deficiência, todo ser pode ser educado através de meios diversos.
Bem vindo ao meu blog.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

WEBQUEST

''Webequest    é um modelo estremamente simples e ricopara dimensionar usos educacionais da Web,com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na costrução do saber. É uma atividade,em que alguma ou toda iformação com que os alunos interagem provém da  internet.''     Exemplo de Wuebquest               
WebQuest



Pós-Graduação em Leitura e Produção Textual - PUC Minas Betim
Professora – Else.
Alunos – David Gabriel
                Joana D´Arc




INTRODUÇÃO


Ao longo  da  história da humanidade, Literatura e Música caminharam juntas. Muitos escritores se inspiraram em músicas para criar suas obras e muitos músicos criaram belas canções a partir de obras literárias. No Brasil, após a década de 70, muitos cantores e compositores usaram a Música como instrumento para expressar a insatisfação política e a opressão social vivida na época.



TAREFA

Criar um conto a partir da letra de uma música.



PROCESSO


  1. Selecione  e leia uma das canções sugeridas no tópico “Recursos”:
a- Que história se conta? Qual o problema apresentado na canção?Quais são os personagens? Em que tempo ocorre o fato? Em que espaço acontece a ação? Quais são os elementos da narrativa? Qual é o conflito do eu lírico?
b- Qual é o público alvo  da canção? Qual é o tema principal da letra da música?

  1. Leia as informações dos sites ; http://www.asesbp.com.br/literatura/cronica.htm  ou
http://www.revistaparalelo30.com/literatura.htm#conto. Levante as principais informações que ele traz acerca dos elementos de um conto;

  1. Busque as principais informações sobre elementos da narrativa nos sites http://www.brasilescola.com/redacao/narracao.htm  ou http://lportuguesa.malha.net/content/view/42/1/;

  1. Entre no site http://www.mojobooks.com.br/mojo_inteira.php?idm=91, cadastre-se e leia uma das publicações da editora. Observe que uma música virou um conto;

  1. Releia umas das músicas sugeridas no tópico “Recursos” e, a partir dos elementos já estudados sobre narrativa e conto, escreva um conto.


RECURSOS


Letras de músicas sugeridas:
  • Faroeste Caboclo da banda Legião Urbana.
  • Zé Ninguém – da banda Biquini Cavadão
  • Estudo Errado – de Gabriel, o pensador.


Para sua pesquisa, visite os sites:




Letras de Músicas
Sites para pesquisa
  • Faroeste Caboclo da banda Legião Urbana
  • Zé Ninguém – da banda Biquini Cavadão
  • Estudo Errado – de Gabriel, o pensador
Definição de Conto
Exemplificação de conto que virou livro
Elementos da narrativa





FONTE DE INFORMAÇÕES


Aula na Pós-Graduação em Leitura e Produção Textual, PUC- Minas Betim.
Professora Else  Martins dos Santos.




AVALIAÇÃO

A realização da  atividade será avaliada com base nos seguintes critérios:

ITEM
CRITÉRIO A SER AVALIADO
PONTOS


+
(16 a 20)
+/-
(12 a 15 )
-
(0 a 10)
1.A
Conseguiu responder todos os questionamentos a partir da análise das canções?
4


1.B
Conseguiu responder todos os questionamentos a partir da análise das canções?
3


2
Conseguiu definir de forma clara o que é Conto?
3


3
Conseguiu perceber os principais elementos da narrativa?
3


4
Conseguiu perceber a transformação de uma música em um conto?
3


5
Conseguiu produzir um conto contendo os elementos da narrativa?
5






CONCLUSÃO

Música e canção são duas artes muito presentes na vida da humanidade. Foi percebido que ambas se complementam e que canção pode ser uma  narrativa.
É válido ainda, compartilhar os conhecimentos adquiridos com esta pesquisa, promovendo assim uma rede de informações.



CRÉDITOS

Aula de  Práticas Discursivas em Ambiente de Tecnologia Digital – Pós-Graduação e Leitura em Produção Textual – PUC Minas Betim.
Betim, 22 de outubro de 2010.







        

Nenhum comentário:

Postar um comentário