''Webequest é um modelo estremamente simples e ricopara dimensionar usos educacionais da Web,com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na costrução do saber. É uma atividade,em que alguma ou toda iformação com que os alunos interagem provém da internet.'' Exemplo de Wuebquest
WebQuest
Pós-Graduação em Leitura e Produção Textual - PUC Minas Betim
Professora – Else.
Alunos – David Gabriel
Joana D´Arc
INTRODUÇÃO
Ao longo da história da humanidade, Literatura e Música caminharam juntas. Muitos escritores se inspiraram em músicas para criar suas obras e muitos músicos criaram belas canções a partir de obras literárias. No Brasil, após a década de 70, muitos cantores e compositores usaram a Música como instrumento para expressar a insatisfação política e a opressão social vivida na época.
TAREFA
Criar um conto a partir da letra de uma música.
PROCESSO
- Selecione e leia uma das canções sugeridas no tópico “Recursos”:
a- Que história se conta? Qual o problema apresentado na canção?Quais são os personagens? Em que tempo ocorre o fato? Em que espaço acontece a ação? Quais são os elementos da narrativa? Qual é o conflito do eu lírico?
b- Qual é o público alvo da canção? Qual é o tema principal da letra da música?
- Leia as informações dos sites ; http://www.asesbp.com.br/literatura/cronica.htm ou
http://www.revistaparalelo30.com/literatura.htm#conto. Levante as principais informações que ele traz acerca dos elementos de um conto;
- Busque as principais informações sobre elementos da narrativa nos sites http://www.brasilescola.com/redacao/narracao.htm ou http://lportuguesa.malha.net/content/view/42/1/;
- Entre no site http://www.mojobooks.com.br/mojo_inteira.php?idm=91, cadastre-se e leia uma das publicações da editora. Observe que uma música virou um conto;
- Releia umas das músicas sugeridas no tópico “Recursos” e, a partir dos elementos já estudados sobre narrativa e conto, escreva um conto.
RECURSOS
Letras de músicas sugeridas:
- Faroeste Caboclo da banda Legião Urbana.
- Zé Ninguém – da banda Biquini Cavadão
- Estudo Errado – de Gabriel, o pensador.
Para sua pesquisa, visite os sites:
Letras de Músicas | Sites para pesquisa |
| |
| |
| |
Definição de Conto | |
Exemplificação de conto que virou livro | |
Elementos da narrativa |
FONTE DE INFORMAÇÕES
Aula na Pós-Graduação em Leitura e Produção Textual, PUC- Minas Betim.
Professora Else Martins dos Santos.
AVALIAÇÃO
A realização da atividade será avaliada com base nos seguintes critérios:
ITEM | CRITÉRIO A SER AVALIADO | PONTOS | ||
+ ( | +/- ( | - ( | ||
1.A | Conseguiu responder todos os questionamentos a partir da análise das canções? | 4 | ||
1.B | Conseguiu responder todos os questionamentos a partir da análise das canções? | 3 | ||
2 | Conseguiu definir de forma clara o que é Conto? | 3 | ||
3 | Conseguiu perceber os principais elementos da narrativa? | 3 | ||
4 | Conseguiu perceber a transformação de uma música em um conto? | 3 | ||
5 | Conseguiu produzir um conto contendo os elementos da narrativa? | 5 |
CONCLUSÃO
Música e canção são duas artes muito presentes na vida da humanidade. Foi percebido que ambas se complementam e que canção pode ser uma narrativa.
É válido ainda, compartilhar os conhecimentos adquiridos com esta pesquisa, promovendo assim uma rede de informações.
CRÉDITOS
Aula de Práticas Discursivas em Ambiente de Tecnologia Digital – Pós-Graduação e Leitura em Produção Textual – PUC Minas Betim.
Betim, 22 de outubro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário